Biografia de Neide Maria Rodrigues
Sou Neide Maria Rodrigues, também conhecida como Neide Rodrigues Potiguar. Nasci em terras do engenho Pituaçu, no alto da estação, no dia 10 de fevereiro de 1965, na cidade de Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Canguaretama é conhecida como a terra dos mártires de Cunhaú e berço do poeta Homero Homem.
Meus pais, Manoel Rodrigues Ferreira (in memoriam) e Joselita Rodrigues Ferreira (in memoriam), tiveram 10 filhos, eu e mais 9. Vivi minha adolescência no bairro de Areia Branca, na mesma cidade.
Em 1983, mudei-me para Natal, onde conheci meu futuro marido, José de Anchieta. Casamo-nos em 1985 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama, sob as bênçãos de Deus e do Padre José Zilmar de Andrade.
Em 1989, recebi o título de mãe com o nascimento do meu primeiro filho, Victor Hugo. Em 1993, Deus me presenteou novamente com o nascimento do meu segundo e último filho, Vôlney Hudson.
Em 2004, ingressei no curso superior de Ciências Contábeis, mas não o concluí. Em 2006, enfrentei o divórcio. Entre 2006 e 2014, vivi entre Brasil, Portugal e Espanha, um período em que digo que morava no ar.
Em 2014, nasceu minha primeira neta, Maitê, fruto do meu filho mais velho. Posteriormente, vieram mais dois netos, Giovana e Vinicius.
Sou técnica contábil, diplomada pela E.E. Francisco Ivo Cavalcante, e guia turística regional, formada pelo SENAC/RN. Minha principal atividade foi como técnica em contabilidade. Trabalhei no escritório do Sr. Genival Penha em 1983, no escritório de Francisco Elpídio de 1985 a 1990, e mantive meu próprio escritório de 1990 a 2014.
Na minha adolescência, escrevia versos em cartas para os namoradinhos e, em períodos intercalados, escrevi alguns poemas, que transcrevia da contracapa de um caderno para o outro. Mas foi somente em 2018 que despertei para a poesia, incentivada por Júlio Piovesan, poeta carioca que conheci nas redes sociais. Desde então, dedico-me a escrever meus pensamentos e sonhos mais profundos.
Sou uma pessoa muito sensível, verdadeira, altruísta, adoro o contato com a natureza e estar envolta com familiares e amigos. Amo Deus, a vida e a poesia, vivendo intensamente cada momento como se fosse o único.
Em 2019, publiquei meu primeiro livro, "Reflexo de um Amor Contido", pela Editora Becalete de Mogi Guaçu–SP, e participei de uma antologia poética com duas poesias. Agora, trago mais esta obra, "Centelhas de Amor", para o deleite dos meus amigos leitores.
Em 2021, casei-me com meu melhor amigo, Joel Fernandes, que veio a falecer no ano seguinte.
Do meu trabalho, originaram-se as canções "Amor Contido" e "Sonhos Desfeitos", musicadas, respectivamente, pelo músico, instrumentista e ator Tony Pan e pelo músico, instrumentista e produtor Fernando Luna. Desenvolvo a atividade de divulgação da cultura poética e musical através das minhas redes sociais e sou considerada madrinha dos músicos.
Além disso, realizo eventos como organizadora e promotora independente. Resido em Natal–RN, a cidade noiva do sol, que abriga o segundo maior parque urbano do Brasil.
Neide Rodrigues
Agradeço;
ao meu Deus, pelo dom do amor;
a família, parentes e amigos, pelo apoio;
a vocês, leitores, meus maiores e melhores críticos.
Bem-vindos ao meu cantinho.
Com carinho,
Neide Rodrigues, poetisa aprendiz.
Uma Vida em Versos
Neide Rodrigues, poeta da vida e do mar,
Nascida em Canguaretama, terra Potiguar,
Filha de Manoel e Joselita, em Areia Branca cresceu,
Com sonhos de versos e rimas, ao mundo se ofereceu.
Em Natal, em 1983, seu destino encontrou,
Ao lado de um jovem, uma família formou,
Victor Hugo e Vôlney Hudson, seus amores, nasceram,
Nos caminhos das conchas, sua jornada começou.
O coração aos versos sempre se entregou,
Viajou entre Brasil, Portugal e Espanha, a buscar
O sentido da vida, até em seus netos encontrar,
Maitê, Giovana e Vinicius, seus tesouros, chegaram,
E em seus olhos, a inspiração renovaram.
Formada em contabilidade e guia das histórias do lugar,
Neide traçou sua vida, sempre a sonhar,
Com a bênção do poeta Júlio, suas palavras floresceram,
Em 2018, suas poesias começaram a brilhar.
"Reflexo de um Amor Contido", o primeiro a encantar,
Em 2019, os corações do mundo vieram tocar.
Viúva desde 2022, encontrou na dor seu novo cantar,
Nas canções "Amor Contido" e "Sonhos Desfeitos", a se reencontrar.
Vive e respira a cultura poética e musical,
Neide Rodrigues, na terra do sol, continua seu festival.
Em Natal, onde os dias brilham com a luz do amanhecer,
Promove eventos, faz a poesia renascer,
Com carinho e gratidão, a vida ela celebra,
Neide Rodrigues, poeta, que com amor se enleva.